17/01/2015

CriandoB: meu português é ruim, e agora?


Olá! Tudo bem? Novo quadro, CriandoB uma abreviatura de Criando um Blog.  para ajudar pessoas novas a ter um blog de qualidade. Talvez vocês pensem "mas ela nem tem tanto seguidores, deve ser nova no ramo e já querendo dar dicas", eu sou blogueira desde 2009/2010. Posso dizer que tenho uma certa experiência em blogar. Vamos direto ao assunto do post: português ruim. O que fazer se quero blogar e meu português é "orrivel", fique calma, você pode blogar, depois que estudar bastante e ver as dicas que vou dar.

Os leitores, eu sou uma delas, não consigo ler uma postagem cheia de erros de português, faltando acento, palavras erradas, erros de concordância, "mim" quer muito ler aquele livro, (mim ser índia má). Lembrando que nem todo mundo é mestre no português, "senhor(a) dicionário". Mas ter um português legível é essencial para um blog. Afinal o que você mais faz em um blog é escrever.

Dicas:

1- Estude: faça isso bastante, aproveite a escola e aprenda tudo que você conseguir. Estudar ajuda a lembrar concordância, gramatica, acentuação, verbos etc. Por isso não deixe de estudar, ou fique de preguiça na aula de português. Se você quer um blog, estude!

2- Leia: é muito importante, ao ler você vai aprendendo palavras novas, que depois podem ser usadas de modo correto. Nunca deixe de ler, tanto faz o assunto do livro, em todos você aprende!

3- Google: sim, Google, mas como? Pense que você está escrevendo sua nova postagem, as vezes tem algumas palavras que tem acento, hífen ou coisa do tipo. Está com dúvida? Procure no Google, como você sabe é que nem aquela frase "Não tem no Google, não existe". O Google é recheado de sites de dicionário, você não precisa ir lá no fundo do baú para pegar um dicionário, use a tecnologia a seu favor.



5 comentários:

  1. Ótimas dicas Viih, preciso melhorar meu português.
    Ler muito é o que mais tem me ajudado, deixo sempre um dicionário de português ao lado da escrivaninha, mas, agora quando eu estiver com preguiça, vou colocar no google.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Hey Viih,

    Ótimas dicas, super úteis. Nada como praticar a leitura para melhorar e enriquecer o vocabulário.

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee, ótimas dicas pra quem quer começar a ser blogueiro e pra quem já é também rsrs Às vezes eu erro, mas é porque digito muito rápido haha, mas ai eu leio novamente e conserto ^_^

    www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Errar é comum até para os mais experientes então temos que nos policiar muito bem, ler o post uma, duas três vezes e até mais (Perfeição é o mínimo u.u hahah). Suas dicas são muito importantes, não tem nada mais terrível que visitar um blog cheio de erros de português, espanta os leitores. Boas dicas :)

    http://diferente-mentee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas! Minha sorte que não sou tão ruim no português mas confesso que as vezes bate aquela dúvida, né!?
    bjão
    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir