07/01/2015

A "Cidade Fantasma" de Chernobyl


Olá! Esse é o primeiro post do blog, meu nome é Vitória, mas podem me chamar de ViihLokka meu "nickname" ou apenas Viih. Tenho 14 anos, adoro fotografia, decoração, música boa, animes e jogos. Criamos o Sem Criatividade para postar coisas aleatórias de nosso interesse, música, animes, resenhas, séries, filmes, hq's, tutoriais, materiais, D.I.Y entre outros. Como é o primeiro post resolvi trazer algo mais elaborado, pesquisei, pesquisei e pesquisei novamente mais fatos curiosos, imagens para trazer aqui para o blog. Irei falar, conforme o título, do Acidente Nuclear de Chernobyl. Eu gosto de ler sobre cidades fantasmas, assombrações etc. Por isso resolvi pesquisar ainda mais sobre oque aconteceu na Chernobyl e algumas curiosidades bem interessantes.

O Ano de 1986 ficou marcado na história, aconteceu a maior tragédia provocada pelo Homem na história da humanidade. O Acidente da Chernobyl é o único (Ú-N-I-C-O) que atingiu o nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. Cerca de 800 mil pessoas continuaram na cidade se recusando a deixar suas casas, dessas pessoas 25 mil morreram e 70 mil tiveram sequelas graves. O acidente acabou provocando cerca de 93 mil mortes por câncer no mundo inteiro. Mas o que causou o acidente? O que realmente aconteceu nesse dia?

Os operadores da Chernobyl estavam realizando um experimento no reator 4, eles queriam observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Porém para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. E então aconteceu o terrível acidente. Os funcionários envolvidos no episódio interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, mesmo operando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão do reator rico em Césio-137, elemento químico de grande poder radioativo.

Curiosidades

1. A saúde física e psicológica das pessoas afetadas pelo acidente nuclear é, ainda hoje, o maior problema de saúde pública do mundo.

2. As mulheres grávidas que estavam na região do acidente foram orientadas a realizarem abortos, para que seus filhos não nascessem com graves problemas de má formação.

3. Felizmente, o número de mortes provocadas por câncer ou outros problemas de saúde ocasionados pelo acidente foi menor do que o esperado.

4. A Bielorrússia teve 70% de seu território contaminado devido ao acidente nuclear de Chernobyl.

5. De todo o material radiativo do acidente, 97% continua no local.

6. Segundo a comissão do Fórum de Chernobyl, espera-se que mais 9 mil pessoas ainda morram de câncer em decorrência da exposição radiativa.

7. O último reator de Chernobyl foi desligado há apenas 14 anos.

8. Especialistas afirmam que a região vai levar pelo menos mais 100 anos até ser considerada livre de poluição radiativa.


Fonte: Brasil Escola e Mega Curioso

2 comentários:

  1. Adorei o blog, espero que dê certo haha
    Ah eu tbm adoro essa coisa de fantasmas haha bjs

    ResponderExcluir